Santa Missa


Este ritual é realizado nos dias indicados pelo Calendário Oficial: Passagem do Padrinho Sebastião – no dia de São Sebastião (20 de janeiro), Semana Santa, passagem do Mestre Irineu (6 de julho), Finados (2 de novembro) e também todas as primeiras segundas-feiras de cada mês (depois do Terço das Almas), na despedida de pessoas que fizeram sua passagem (corpo presente, sétimo dia e primeiro ano) e ocasiões especiais por solicitação à presidência do centro local.

Deve ser sempre realizada às 16:OO h, de farda azul, a salvo quando realizada após algum dos hinários oficiais, de farda branca.

Não são tocados instrumentos musicais nem há bailado. As pessoas ficam sentadas em torno da mesa (em número de 5, 7, 9 ou 12), homens e mulheres em seus respectivos lados.

O Ritual é aberto com: “Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, de nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”. Em seguida, abre-se o Terço (ver Ritual específico), e ao seu final são cantados os hinos abaixo relacionados. Entre cada hino são rezados três Pai-Nossos e três Ave-Marias intercalados.


          Hinos que compõem a Santa Missa



          01-Oh! Senhor amado (Germano Guilherme)

                         


02-Dois de Novembro (Mestre Irineu)
                            



03-Rogativo aos Mortos (Mestre Irineu)

                         



04-Mãe Celestial (Mestre Irineu)
                         




05-Equior Papai me chama (Mestre Irineu)
                         




06-Todo mundo quer ser filho (Mestre Irineu)
                         




07-Senhora Mãe Santíssima (Germano Guilherme)
                         




08-Oh! Meu Pai eterno (João Pereira)
                         




09-Me despeço meus irmãos (Joaquim Português)
                         




10-Pisei na terra fria (Mestre Irineu)








Obs.: Durante o oitavo hino, o presidente da mesa, sentado à cabeceira, e mais três pessoas (dispostas na forma de cruz) ficam de pé com uma vela acesa em sua mão direita. Ao final do hino e suas rezas, as velas são recolhidas pelo fiscal. As mesmas devem ser dispostas em local adequado, em forma de cruz e deixadas queimando até o fim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário